A evolução da roupa de banho masculina

Publicado: 18-04-2022 10:52:35
Categorias: Notícias

A evolução da roupa de banho masculina

O que se usa nas praias e piscinas hoje em dia já percorreu um longo caminho. A evolução da roupa de banho masculina diz muito sobre o que se passava na sociedade e os valores defendidos de cada época.

Antigamente, nadar era só para os rapazes e neste caso, quem precisava de sungas? Estes ancestrais despiam-se e lançavam-se na água nus como no dia em que nasceram. Ao final do século 19, os poderes governamentais decidiram que era hora de uma mudança modesta.

Os homens passaram de nadar completamente nus para usar roupas pesadas de lã caseiras que pareciam algo que usarias durante o inverno. Inclusive, havia apenas uma pequena falha em mergulhar na água enquanto estavas equipado da cabeça aos pés em roupa de banho de lã (que pesava quatro quilos quando seco!). Infelizmente, se realmente conseguisses não te afogares, esta peça escorregaria depois de molhada e, em um mau funcionamento do guarda-roupa, e deixaria tudo que tentaram cobrir, a mostra.

Então chegou a Revolução Industrial e a inovação têxtil foi um turbo e transformou o século 20 em um variado século de estilos de roupa de banho masculina. No início, tanto os homens quanto as mulheres usavam lã mais leve (estopa de juta) em uma peça do ombro ao joelho, e alguns conjuntos de duas peças com camisas longas e calções.

Entre os anos 1940 e 60, as peças alteraram-se de uma larga cueca para uma confortável. Novos tecidos como rayon, spandex e elastano foram introduzidos e adoptados. Este era um material em que poderias realmente nadar!

A atração pelas medalhas de ouro olímpicas influenciou fortemente a progressão do que foi considerado apropriado à beira da piscina. Nos Estados Unidos, Johnny Weissmuller era conhecido como o maior nadador do mundo (ele nunca perdeu uma competição) e tornou-se o garoto-propaganda do calção de banho masculino - com seu físico abertamente admirado por homens e mulheres.

Em partes da Europa, Caribe e Polinésia, as sungas para homem cresceram rapidamente. As clássicas cuecas de elástico na cintura e corte médio com o espaçamento das pernas cavados inspiraram mudanças sociais e na moda. As cores ficaram mais brilhantes. Os padrões tornaram-se mais actuais. Os comprimentos tornaram-se mais curtos e apertados.

Nos anos 1970 e 80, o padrão de estilo de roupa de banho aumentou ainda mais. A moda ousada e a necessidade de bronzear-se exigiam o mínimo de cobertura e o tecido de secagem mais rápida.

E então veio a grande divisão. Calções vs sungas. O que começou como 'calções de surf', depois 'jams' em certas partes do mundo e mais tarde, 'boardies' foram concebidos para acomodar a atividade, proteger as pernas da cera da prancha de surf, dobrar como roupa de praia e permanecer no usuário independentemente da força de qualquer onda.

Os surfistas há muito resistiam à tendência de menos é mais e as pranchas evoluíram dos anos 60 até os anos 90, com as pranchas curtas. Isto provocou uma contra-revolução que começou na Austrália. As cuecas de nylon ressurgiram em massa e os homens começaram a comprar as roupas de banho pela Internet.

Hoje, a moda de swimwear masculino está repleta de estilos novos e continuamente aprimorados, e o que um homem escolhe vestir na praia ou na piscina é um reflexo direto de quem és, teu estilo e/ou personalidade. Então, novamente, o estilo que usaste dia após dia no verão passado pode ser radicalmente diferente do que vais procurar a tempo para as próximas férias de verão.

As opções de roupa de banho masculino hoje são infinitas:

Sungas Briefs

Leve e de secagem rápida, esse estilo deixa pouco à imaginação e permite o máximo de movimento e exposição. Ao longo das décadas, os padrões e os tecidos tornaram possível transformar estas 'roupas' em itens de luxo e até mesmo em obras de arte.

Calções Compridos

Os calções compridos tradicionalmente atraem os surfistas. O comprimento e cintura com cordão os tornam os favoritos entre os homens mais modestos. Homens altos e magros adaptam-se com esta opção porque minimizam o comprimento e aumentam o volume. Isso não quer dizer que calções não podem lisonjear outros tipos de corpo - estilos mais curtos combinam com homens mais baixos.

Sungas Boxers

Este estilo retro é uma reminiscência dos anos 1960, mas sofreu uma reinvenção moderna para tornar-se um dos estilos mais populares na praia. Cintura média com costura lateral de comprimento médio, as sungas boxers ficam bem na maioria dos tipos de corpo e são o favorito. Cordões ajustáveis garantem que o tamanho possa acomodar formas corporais individuais.

Calções desportivos

Se pudesses passar o dia todo na praia, calções com que possas nadar e se socializar são ideais. Estes calções são flexíveis, respiráveis e de secagem rápida, portanto, são altamente funcionais na água e podem ser combinados com uma t-shirt para serem usados na cidade. Os calções de banho com bolsos são um bónus absoluto.

Produtos relacionados

Partilhar este conteúdo